Serra da Saudade, a cidade menos populosa do Brasil, que fica a 230 km de Belo Horizonte, vai receber sete doses da vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira (20).
A quantidade será suficiente para imunizar, inicialmente, três dos 30 profissionais de saúde da cidade que tem 815 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A situação pegou de surpresa o secretário de Saúde, Amarildo Fernandes, que esperava receber aproximadamente 20 doses. Agora, ele teve que criar critérios para definir quem serão imunizados.
Segundo o secretário, provavelmente, os escolhidos serão os trabalhadores que atuam na linha de frente do único posto de saúde da cidade, sendo uma médica, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.
— A gente fica até um pouco decepcionado. Chega até a ser um pouco de injustiça, mas temos que pensar bem em quem vai receber a vacina primeiro.
As sete doses vão chegar em carro escoltado na cidade por volta das 15 horas desta quarta-feira. O secretário espera imunizar os trabalhadores escolhidos até o final da tarde.
Como a prefeitura vai separar duas doses para cada um dos três trabalhadores, uma dose vai ficar guardada para ser aplicada quando a cidade receber outros lotes de vacina. Segundo o governador Romeu Zema, há a expectativa que uma nova remessa seja enviada ao Estado na próxima semana. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou aos 27 Estados e ao Distrito Federal 5,9 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Minas Gerais recebeu 577 mil do total.
Serra da Saudade teve até o momento 12 moradores infectados pelo coronavírus e nenhuma morte foi registrada na cidade.
Fonte:R7