Uma mulher italiana de 23 anos recebeu não uma, mas seis doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 de uma só vez. Ela foi liberada de um hospital na Toscana, na Itália, nesta segunda-feira (10/5), sem ter sofrido qualquer reação adversa aparente, segundo autoridades de saúde locais.
Segundo o jornal CBS News, o incidente aconteceu na manhã desse domingo (9/5) no Hospital Noa, em Massa, na Toscana.O médico Tommaso Bellandi, diretor de segurança de pacientes da autoridade de saúde do noroeste da Toscana, disse que o acidente ocorreu porque a enfermeira teve um lapso de atenção.
A mulher foi mantida em observação por aproximadamente 24 horas no pronto-socorro do hospital. Os médicos disseram que ela recebeu fluidos e medicamentos antiflamatórios e contra febre como medidas preventivas.
“Esta pessoa, neste momento, certamente não terá efeitos colaterais”, disse a Dra. Antonella Vicenti, diretora de doenças infecciosas do Hospital Noa. Segundo ela, os estudos da Pfizer mostraram que as pessoas que receberam até cinco vezes a dosagem normal não sofreram quaisquer consequências.
Efeitos colaterais
A médica também alega que os pacientes em Israel e na Alemanha que receberam acidentalmente cinco vezes a dosagem normal também não apresentaram reações adversas.
“O paciente não tinha febre e não sentia nenhuma dor, exceto dor no local da inoculação, nem qualquer outra manifestação”, disse Vincenti. “Ela estava um pouco assustada, por isso preferimos mantê-la aqui até esta manhã”, completou.
Segundo Vincenti, ainda não se sabe quais são os efeitos a longo prazo de tomar mais de uma dose da vacina de uma só vez. Ela disse que o hospital testaria seu sangue regularmente para monitorar sua resposta imunológica e determinar se ela ainda deveria receber a segunda dose programada após algumas semanas.