Na manhã de quinta-feira (9), o Residencial foi alvo da Operação Paz no Orgulho, desencadeada pela PM e Polícia Penal, quando foram recapturadas 16 pessoas que estavam sendo monitoradas por descumprimento de medidas de Justiça.
A Operação Paz no Orgulho é mais uma ação desenvolvida para manter a segurança no Residencial, que nos últimos meses passou a ser notícia nos veículos de comunicação, devido aos vídeos de facção que viralizaram na internet. De imediato, a Polícia Militar deu resposta à sociedade e conseguiu prender integrantes de facções tanto do Orgulho do Madeira quanto do Morar Melhor, zona Sul da Capital e, consequentemente, restabelecer a ordem dentro dos residenciais.
Segundo destacado pelo comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major PM Renato Suffi, toda a operação durou apenas 55 minutos e cumpriu todas as recapturas monitoradas. “Vale ressaltar que eram 16 alvos selecionados, dos quais quatro foram recapturados na noite de quarta- feira (8), e outros doze na manhã de quinta-feira, sendo que 100% dos alvos foram recapturados”, ressaltou major PM Suffi.
Conforme ressaltado pelo comandante, a operação conjunta, que contou com total participação da Polícia Penal, teve como missão intensificar a execução do policiamento ostensivo dentro das áreas de responsabilidade, especificamente no Residencial Orgulho do Madeira. Durante a operação, a Polícia Militar esteve reforçada, também, com policiais do Batalhão de Choque, inclusive com uso do canil e o Serviço de Inteligência.
Além de recapturas, a operação resultou na apreensão de mais de 30 invólucros de cocaína, que estavam em poder de um dos monitorados, e um veículo que também estava com drogas em seu interior.
A operação teve a participação da Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) e Gerência Regional I – Porto Velho.