Vereador de Porto Velho, Gilber Mercês, participou na terça-feira (22) de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação, para tratar de um problema muito sério que dezenas de famílias vêm enfrentando na área rural, que é o transporte escolar em estradas vicinais.
Semana passada, o vereador foi procurado por um parlamentar e pela secretária de educação do município de Alto Paraíso, para buscar um termo de cooperação com o município de Porto Velho, a cerca do transporte escolar rural até a linha C-85, que fica logo após a ponte do Rio Candeias.
Cerca de 20 crianças encontram-se aptos a estudarem, precisam se deslocar até a ponte para poder pegar o transporte escolar, transporte este ofertado pelo Município de Alto Paraíso. Essas crianças, estudam na Escola Municipal União Alto Alegre, que fica localizada na Vila Alto Alegre. Os pais optaram por matricular seus filhos na escola localizada em Alto Paraíso pelo fato da mesma ser mais próxima de suas residências, e também pelo fato de que a escola localizada no Município de Porto Velho, que fica no Marco Azul, encontra-se com a estrada precária e, devido a isso, a rota do ônibus não vai até lá.
“É uma situação lamentável, tendo em vista que o Art. 6º da nossa carta magna, diz que são direitos sociais a educação, saúde, trabalho e entre outros. Essas crianças precisam chegar até a sala de aula, independente de qual ônibus, de qual município ou de qualquer outro meio possa estar atendendo estes estudantes”, disse o vereador.
A SEMED se comprometeu em fazer uma visita na próxima semana para buscar um meio a curto prazo para começar a fazer este serviço, não prejudicando o ano letivo e a educação dos pequenos.