A 3ª. Pesquisa espontânea de opinião pública divulgada nesta segunda-feira 11.04 pelo Instituto Phoenix mostra o deputado federal Léo Moraes (Podemos) na primeira colocação com 33,90% das intenções de voto, mantendo a posição que ele sempre ocupou desde as primeiras pesquisas.
Depois da fusão dos partidos e do início do período eleitoral, a situação de alguns candidatos, começaram a se definir e ganhar força. Esse foi o caso do governador Marcos Rocha (UBR) que chegou a figurar na quinta colocação e aparece nessa pesquisa em segundo lugar com 22,4% das intenções de voto.
Marcos Rocha cresceu muito na capital, o que deixa de ser um fator altamente positivo, pois Porto Velho é responsável por quase 1/3 da população votante do Estado. Pela primeira vez, é possível ter no segundo turno, dois políticos eleitos pela capital. A eleição, no entanto, está longe, e tudo pode mudar.
Na pesquisa do Phoenix de Janeiro, Léo Moraes liderava com 16,1% e Marcos Rocha era apenas o 5º colocado com 7,40%, ficando atrás do prefeito Hildon Chaves (9,40%), que hoje é seu parceiro político.
A terceira colocação é do senador Marcos Rogério (PL), com índice de 18%. Logo abaixo, aparecem o ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT), com 7,4%, o professor universitário Vinícius Miguel (PSB), com 5,7%, Pimenta de Rondônia (Psol), 4,6%, e, empatados com 2,7%, João Cipriano (PRTB) e Edgar do Boi (DC).
O prefeito de Cacoal e ex-deputado estadual Adailton Fúria (PSD) é o último, com 1,5%. Cerca de 1,1% dos entrevistados votaram em outros nomes. O percentual obtido por cada candidato é o IVD – Índice de Votos Definidos – onde não é levado em conta o voto dos indecisos.
Na tabela abaixo, veja como ficou o percentual dos candidatos com o voto dos indecisos e sem o voto dos indecisos:
DEPUTADO ESTADUAL
A 3ª. Pesquisa também avaliou a intenção de votos para deputado estadual em Rondônia. Na lista contendo 62 nomes, o deputado estadual Alan Queiroz lidera com 5,8%, seguido do ex-vereador Zequinha Araújo (MDB) com 5,1%, do ex-prefeito Carlos Magno (4,7%) e do deputado estadual Alex Redano (1,3%).
A lista traz ainda como o da ex-prefeito da Cacoal Glaucione Rodrigues (3,6%), o do vereador da capital, Edwilson Negreiros e do deputado estadual Laerte Gomes, empatados com 3,5%, Jean Oliveira e Carlinhos Camurça (empatados com 2,4%), o vereador Everaldo Fogaça (2,1%), Lebrinha e Rosangela Donadon (emptadas com 1,2%).
Na tabela abaixo, veja como ficou o percentual dos candidatos com o voto dos indecisos e sem o voto dos indecisos:
DADOS DA PESQUISA:
PERÍODO DA COLETA DE DADOS: 05 a 08/04/2022
QUOTAS DE SEXO: MASC. 48,7% E FEM. 51,3%
AMOSTRAS: 1201 ENTREVISTAS
ABRANGÊNCIA: 14 UNIDADES MUNICIPAIS
MARGEM DE ERRO: + OU – 3%
INTERVALO DE CONFIANÇA: 96%
ESTATÍSTICO RESPONSÁVEL: AUGUSTO DA SILVA ROCHA CONRE1 Nº 7655-A
CONTRATANTE: ABC- CONSTRUÇÕES LTDA.
REG. TRE Nº 07330/2022-RO