O Instituto Phoenix divulgou uma Pesquisa de intenção de votos que mostra o ex-deputado federal Lindomar Garçom na liderança da corrida sucessória para prefeito na cidade de Candeias do Jamari. Garçom, que já foi prefeito da cidade, hoje 51,30% das intenções de voto, contra 19,20% dos ex-prefeito tampão Lucivaldo Fabrício e 15,50% do atual prefeito-tampão, Aussemir Almeida.
O ex-deputado estadual Ribamar Araújo aparece em seguida com 10,40% e o pecuarista Paulo Cadilack em quinto, com 3,60%. Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – que não leva em conta a tendência dos eleitores indecisos, conforme a tabela abaixo.
Perceba que Garçom a maioria da preferência dos eleitores tanto na sede, quanto no interior do Município. Na mesma tabela, Aussemir possui mais intenção de votos na região rural da cidade (25,7%) em relação a Lucivaldo, que está com (17,8%). O total de eleitores indecisos da pesquisa estimulada foi de 17,17%.
REJEIÇÃO
Um dos itens de pesquisa eleitoral mais significativo em todas as sondagens, a rejeição, também fez parte do levantamento feito pelo Phoenix: “... Em quem você não vota de forma alguma?”. O resultado traz o seguinte: Aussemir, o mais rejeitado, com 34,8% de IRD – Índice de Rejeição -, seguido de Lucivaldo Fabrício (18,1%), e Paulo Cadilac (15,5%).
Confira abaixo a tabela e confira os nomes, os percentuais de cada um dos pré-candidatos estimulados pela pesquisa. Note que Aussemir foi o mais rejeitado em todas as faixas etárias do eleitorado (16/24 anos, 25/34 anos, 35/44 anos, 45/59 anos e cima de 60 anos).
AVALIAÇÃO DE GESTÃO
Outro item da pesquisa foi a avaliação de gestão do atual prefeito Aussemir. Pergunta feita ao eleitorado: “Que nota de um a cinco você daria para a administração do prefeito Aussemir?”.
O resultado da tabela abaixo mostra que 41,64% dos eleitores pesquisados atribuíram conceito UM ao atual prefeito e 21,46% deram conceito TRÊS. Todos os conceitos somados acabaram por reprovar a atual gestão e atribuindo um percentual de 23,43% de Índice de Aceitação Popular (IAP) ao administrador.
APOIO
No outro quesito, outra pergunta respondida pelo eleitor: “Você vota em candidato apoiado pelo governador Marcos Rocha?”. Para a maioria dos eleitores, 31,76% “DEPENDE” de quem seria esse candidato; Outros 27,04% responderam que apoiariam e outros 20,17% não apoiaria. Confira a tabela abaixo:
CÃMARA MUNICIPAL
Os número mais expressivos da pesquisa foram em relação à atuação da Cãmara Municipal da cidade. A pergunta feita foi: “Qual sua avaliação sobre a atuação da Câmara Municipal?”. Resposta: 62,1% deram nota “PÉSSIMA”, conforme a tabela abaixo:
DADOS DA PESQUISA
Foram entrevistados 233 eleitores ente os dias 06 a 08 de março de 2024. A pesquisa possui margem de erro de + ou -3% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada pelo próprio instituto, e realizada na zona urbana e rural da cidade, e assinada pela estatística Liliane Costa (Conre no. 9065), e registrada no TRE-RO com o número 0007/2024.