A 4ª. pesquisa de intenção de votos para prefeito de Porto Velho divulgada hoje pelo Instituto Phoenix traz uma formação pouco diferente das outras sondagens realizadas. Ao longo dos meses, já em período eleitoral, muitos nomes de proáveis na disputa já ficaram para trás e sequer aparecem no rol de pré-candidatos a prefeito.
Dentro de um cenário mais realista, a pesquisa estimulou as principais lideranças de cada grupo político e mostra uma eleição com múltiplos atores capazes de vencer o pleito e sem a ocorrência de uma polarização sugerindo mais uma vez a disputa em dois turnos. Quem aposta no clima “já ganhou” pode se decepcionar.
Segundo a pesquisa, a ex-deputada federal Mariana Carvalho (UBr) lidera as intenções de voto com 29,5%, seguida do Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Cruz (PRTB), com 21,5% e do advogado Samuel Costa (PC do B), com 15,10%. Em seguida aparecem Vinícius Miguel (PSB), com 12,60% e Euma Tourinho (MDB), com 9,50%.
No levantamento feito pelo Instituto, conforme tabela abaixo, a candidata Mariana Carvalho possui a maioria das intenções de voto, tanto da eleitora feminina como do eleitor masculino. No entanto, a preferência do eleitor muda quando o assunto é renda familiar: 30% dos eleitores de Samuel Costa têm renda de até um salário-mínimo; já Mariana Carvalho, 25,3% de seus eleitores possuem renda acima de 5 salários-mínimos; Já Marcelo Cruz possui a maioria de seus eleitores com renda de até dois salários-mínimos.
REJEIÇÃO
Apesar da liderança, Mariana Carvalho ainda enfrenta uma forte rejeição de boa parte do eleitorado. No item 03 da pesquisa “Qual deles não merecem seu voto de forma alguma?” Mariana Carvalho foi a que obteve o maior índice de rejeição: 29,5%, seguido de Vinícius Miguel (20,5%) e Marcelo Cruz (14,75).
Na tabela abaixo, confira os nomes e os percentuais de rejeição de todos os pré-candidatos estimulados na pesquisa. Note que o maior índice de rejeição de Mariana Carvalho está entre eleitores com faixa etária entre 45 e 59 anos; Já Marcelo Cruz na faixa etária entre jovens de 16 e 24 anos. Vinícius Miguel possui rejeição maior (19,2%) entre adultos entre 25 e 34 anos.
Confira a tabela:
SIMULAÇÃO
Por fim, a pesquisa fez uma simulação para o segundo turno, entre os quatro primeiros colocados na estimulada.
Num possível segundo turno, com o candidato do PC do B, Samuel Costa, Mariana Carvalho teria 65,4% das intenções de voto.
Na outra simulação, Marcelo Cruz venceria Samuel Costa com 61,7% das intenções de voto.
O confronto de segundo turno mais equilibrado seria a terceira simulação: Mariana Carvalho venceria com 51,8% o opositor Marcelo Cruz
Ou seja, em todos os cenários, Mariana Carvalho, mesmo com a alta rejeição, venceria em todos os cenários.
DADOS DA PESQUISA
Foram entrevistados 751 eleitores entre os dias 18 a 20 de abril de 2024, em 25 bairros da cidade e dois distritos, possui margem de erro de + ou 4% e intervalo de confiança de 97%. O contratante foi o próprio instituto. A pesquisa é assinada pela estatística Liliane Gazola e registrada no TRE-RO com o número 02128/2024.