A Prefeitura de Porto Velho, capital de Rondônia, decretou Situação de Emergência Ambiental por 180 dias. O documento foi assinado pelo prefeito Hildon Chaves (UB) e publicado na edição dessa terça-feira (09) do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DOM).
Essa medida é resultado de um cenário de extrema seca vivenciado e da iminente possibilidade de desastre que impacta múltiplos usos do Rio Madeira, especialmente a navegação e o acesso à água, alimentos e medicamentos na região do Alto, Médio e Baixo Madeira.
O vereador Valtinho Canuto demonstrou sua preocupação com essa pauta desde o início do ano, quando levou essa demanda a deputados federais e senadores em Brasília. Sua atuação foi fundamental para alertar as autoridades sobre a gravidade da situação, culminando na declaração de emergência pela prefeitura.
Com a vigência do decreto, a gestão municipal pode celebrar parcerias com outros órgãos e entidades públicas, realizar campanhas de conscientização na mídia sobre os riscos da atual situação ambiental e realizar as despesas necessárias para manter ou restabelecer a capacidade de resposta do poder público frente à emergência.
O vereador Valtinho Canuto expressou seu agradecimento ao prefeito Hildon Chaves pela pronta resposta e destacou a importância de medidas que resguardem os pescadores e demais dependentes do Rio Madeira. “A situação é crítica e exige ações rápidas e eficazes para garantir o bem-estar da nossa população”, afirmou Valtinho.